Povo

Transcrição do livro

“POVO
É o conjunto de pessoas ligadas ao Estado por um vínculo jurídico-político, que pode ser definido como conjunto dos nacionais daquele ente estatal. É importante mencionar, conforme tradicional lição, que povo não se confunde com os conceitos de população e naão.

População é um conceito mais amplo que o de povo, uma vez que implica soma dos nacionais (povo) aos estrangeiros encontrados no território de um Estado, num determinado momento. Trata-se, portanto, de um conceito de natureza demográfica, que pode sofrer variações até mesmo por fatores sazonais. Como exemplo, podemos citar o próprio caso brasileiro que experimenta considerável incremento populacional em suas praias, no verão, em razão do grande aporte de turistas estrangeiros.

Nação, a seu turno, é o conjunto de pessoas unidas por laços históricos, culturais e linguísticos que não precisam, necessariamente, viver sob um mesmo território, ou estar vinculadas a um Estado constituído. Exemplo sempre citado é o da nação palestina que demonstra inequívoca identidade nacional, mas que está fracionada em diversos territórios, sem que haja sequer um Estado formalmente constituído.”